Publicado por: Gustavo Murgel | 30 de dezembro de 2009

Top 10

Nova Iorque (Fortune) – Uma boa despedida do ano de 2009, um ano no qual 85% das grandes empresas tiveram grandes aumentos e ultrapassaram suas metas anuais, segundo uma pesquisa feita pela Deloitte & Touche. Supreendentemente, os executivos se saíram um tanto quanto piores do que as empresas, com 66% dos gerentes seniors não vendo nenhum aumento ou redução no seu salário, contra 54% de empregados no mesmo barco.

O ano que começará parece um pouco mais próspero. Por uma coisa, mais da metade (54%) das companhias que congelaram os salários em 2009, estão planejando descongelar nos próximos meses, de acordo com consultores da Watson Wyatt. Enquanto isso, 35% dos empregados que tiveram reduzido ou cortado 401(mil) contribuições, esperam recuperá-las em 2010 – com 70% querendo reaver elas no mesmo nível em que estava.

Uma razaão para a mudança: Quase 40% das companhias pesquisadas pensam que a suas situações financeiras estão começando a melhorar, ou ao menos não estão piorando, o Fundo Wtason Wyatt, aumentou 27% desde agosto.

No entando, os aumentos salariais na maioria das empresas não deve ultrapassar os 3%, diz um estudo feito pela Towers Perrin. Isso é claramente melhor do que nada, mas continua um degrau abaixo do aumento dos dias pré-recessão de 2007 que chegaram perto dos 4%.

Alguns empregados estão recebendo ações ao invés de dinheiro. Apesar da montanha russa do mercado, uma enquete em Novembro com 200 empresas feita pela Charles Schwab revelou que 25% da empresas planejam distribuir ações como benefício nesse próximo ano.

Então, quem está em uma melhor posição pra ter um aumento? Uma resposta curta: Pessoas cuja habilidades estão em demanda porque eles servem para uma estratégia particular.

“As empresas querem investir agora em membros da equipe que tenham expertise específicos que possam ajudar a capitalizar as oportunidades que estão emergindo dessa turbulência no mercado”, disse Max Messmer, CEO de Staff da gigante Robert Half International.

Numa pesquisa recente nas indústrias Financeira e de IT, pesquisadores da Robert Half identificaram 10 campos onde o salário poderá aumentar, e os salários iniciais em 2010 serão muito mais generosos do que a média. Eles são:

1. Contador de impostos (Tax accountant). Para contadores com 2 ou 3 anos de experiência em grandes companhias, e uma trilha de sucessos salvando alguns impostos, os salários podem variar de $46.500 a $61.500 dólares anuais.

2. Diretor de Tendência (Compliance director). Novas regulamentações e regras de contabilidade estão criando demandas para experts em tendência, que, até mesmo em uma pequena empresa, pode ganhar entre $83.750 a $108.500 dólares anuais.

3. Gerente/Supervisor de Crédito (Credit manager/supervisor). Especialiastas em créditos, podem evoluir o crédito de risco, gerenciar contas falidas, e melhorar o fluxo de caixa, salário varia de $42.500 a $57.500 dólares anuais.

4. Analista financeiro senior (Senior Financial analyst). Financeiro pode achar um caminho mais rentável para a empresa. Salários entre $57.750 a $74.000 dóalres anuais.

Na área da Tecnologia da Informação (TI ou IT), onde o salário tem sido muito lisonjeado, os salários iniciais em três áreas estão mais do que nunca em aumento:

1. Administrador de Rede (Network Adminitrator). Tecnologia na Nuvem, tecnologia VoIP e software como um serviço (SaaS) tem se tornado um papel mais complexo e com demanda ultimamente. Salários entre: $54.500 a $80.250 dólares anuais.

2. Gerente de Segurança de Sistemas de Informação (Information systems security manager). Proteger os dados das companhias está mais desafiador do que nunca. Salários entre $96.500 a $130.750 dólares anuais.

3. Engenheiro de Sistemas. Pessoas que possam ajudar empregados a construir e manter suporte técnico para uma variedade de novos projetos. Salários entre $64.250 a $93.250 dólares anuais.

Empregados administrativos que possam “ser ‘multi-tarefas’ em equipes que foram diminuídas” estão em grande demanda, diz a pesquisa da Robert Half. Três empregos onde o salário poderá aumentar em 2010:

1.Controlador de Registros Médicos (Medical records clerk). Devido a complexidade para transferir inúmeros registros médicos online, salário começa em $31.500 dólares anuais.

2. Representante de Serviço ao Consumidor (Customer service representative). Um estudo em 2009 feito pela RObert Half e CareerBuilder encontrou que gerentes consideram o srviço ao consumidor a parte “mais crítica” para a sobrevivência da companhia nesta economia. Salários entre $22.750 a $30.750 dólares anuais.

3. Assistente Executivo. A habilidade para “vestir diversos chapéus, auxiliar multiplos gerentes, e rápida adaptação a mudança”, salários entre $35.000 e $47.000 dólares anuais.

2010 está chegando, as oportunidades estão aí, é só agarrar uma.

Feliz ano novo a todos.

Fonte do post: Revista Fortune


Deixe um comentário

Categorias