Publicado por: Gustavo Murgel | 18 de dezembro de 2009

Dependência Tecnológica

Acabo de chegar em casa, durante uma tremenda chuva que cai na cidade, e tenho uma linda notícia ao adentrar minha casa, estou com apenas uma fase da energia funcionando. Ufa! Pensei de início. No escuro não fiquei, mas fiquei no escuro por televisão e internet não funcionar. O que fazer neste momento em que “nada” funciona, mesmo sem ser apenas televisão e internet que não funcione, posso considerar que nada funciona, pois a minha vida, e a de todos, gira, praticamente, em torno deles.
Pois bem, tal fato me recorda de outro acontecido recentemente. Há mais ou menos duas semanas, o pessoal do IT da empresa em que trabalho nos informou por email que iriam substituir os servidores que usamos por uns maiores, com mais capacidade de armazenamento, até aí beleza, ótimo poderemos usufruir mais das coisas. Mas um detalhe fez com que todo mundo olhasse mais atentamente ao email, o Notes (programa da IBM de correio eletrônico) e as pastas da rede não iriam funcionar. Como assim o Notes não vai funcionar? Me perguntei. A vida de todas as pessoas que trabalham em empresas gira uns 80% (numero apenas ilustrativo para demonstrar que grande parte das pessoas utilizam) em torno do Notes, ou outro programa de email. E se o Notes não iria funcionar, logo não teria como trabalhar, pois todo o meu trabalho se concentra em troca de emails, envio e recebimento a cada minuto do tempo de trabalho. Isso fez com que nós nos perguntássemos, “e quando não existia email, e muito menos internet?”. Tentamos encontrar uma resposta para isso, para poder matar esse tempo em que ficaria ocioso, mas infelizmente, não achei a resposta. A única resposta que achei, foi que estamos a cada dia mais dependentes da Tecnologia e menos dependentes de nós mesmo. Hoje, se nós não podemos ir a empresa, podemos acessar nosso email de trabalho e toda nossa pasta através de acesso remoto, em casa. Nosso trabalho não depende mais propriamente de nós, seres humanos, mas da máquina da tecnologia. Nós que movimentamos essa máquina, mas ela pode ser movimentada de qualquer lugar, seja da mesa do escritório, do carro, da sala de reuniões ou até mesmo do banheiro.

Agora eu paro e me pergunto, e se um dia, tudo resolver parar, como ficaria? … Ainda bem que eu ainda gosto de empinar pipa!


Deixe um comentário

Categorias